Fale Conosco : (51) 9166.5384 |

alexandre@dsi.inf.br

7 boas razões para aplicar um design responsivo em seu site
11
novembro
2014
O uso do computador de escritório (PC) hoje é substituído por tablets e smartphones. Isso é um fato. Muitos estudos de mercado desenvolvidos por consultoras de pesquisa refletiram isso. Sem ir mais longe, o eMarketer realizou projeções muito interessantes sobre o crescimento no uso de smartphones nos próximos anos. Você está pensando em desenvolver uma versão “mobile-friendly” do seu site para cada modelo de smartphone (e tamanho de tela) que existe no mercado? É aí que entra o Design Responsivo.
O Design Responsivo é centrado em desenvolver um mesmo layout que se aplique e se adapte automaticamente à tela em que é visualizado. Em certo sentido, o design responsivo é um design do site que “responde” ao tamanho da tela, daí o seu nome.
7 motivos para implementar o design responsivo em seu siteSe você está dizendo a si mesmo “Ok, mas a solução estaria em desenvolver um app”… isso pode ser uma opção, mas ter um app não é o mesmo que ter um site adaptado a cada tela de dispositivo com um design responsivo. Com um app, você pode alcançar boa parte dessas plataformas, mas outras ficarão de fora. Além disso, a experiência não é a mesma. É disso que se trata: maximizar a experiência do usuário por meio de um design responsivo.
Claro que a decisão final estará nas suas mãos: você deverá avaliar tamanho, objetivo e complexidade do seu site, público-alvo e outros fatores.
Design Responsivo: Por que implementar?
Enquanto a ideia o tenta, segue uma lista com 7 motivos excelentes pelos quais aplicar o Design Responsivo ao desenvolver o seu site
1) Desenvolvimento e gestão: a razão mais evidente – você desenvolve o seu site uma única vez e ele funcionará perfeitamente em várias telas diferentes.
2) Design: você mantém uma coerência de identidade da marca, nos quesitos estrutura e elementos gráficos, mas sem perder a flexibilidade que necessita para se adaptar a cada plataforma.
3) Experiência do usuário: Proporcione uma experiência de qualidade para os seus usuários, seja qual for o dispositivo que usem, possibilitando que tenham uma experiência positiva (e consistente), seja a partir de um PC, um tablet ou smartphone.
4) Audiência: Você alcança um público muito mais vasto através de um design responsivo a diferentes dispositivos e, como comentávamos, a experiência é realmente boa.
5) SEO I: Do ponto de vista de SEO, ter uma mesma URL e HTML facilita a indexação e a organização do conteúdo (por parte do Google, que do contrário teria que indexar múltiplas versões do mesmo site), o que não acontece quando o design é responsivo.
6) SEO II: você gerencia uma única campanha de SEO e isto é muito mais prático e viável do que ter que “lidar” com dois sites e duas campanhas, por exemplo, pela falta do design responsivo.
7) Tendência: Entregue-se a uma tendência que está claramente em ascensão. Se você ficar de fora do Design Responsivo, perderá a vantagem para a sua concorrência…
Bem, agora você precisa de bons profissionais para poder desenvolver um site que se adapte ao Design Responsivo, certo? Um site com estas características requer um Project Manager e uma equipe de colaboradores com excelentes habilidades de programação e design, capazes de conduzir uma tarefa complexa, sim, mas que trará inúmeros benefícios para seu negócio.

Deixe um Comentario